top of page

Como Pranayama pode te ajudar

  • Writer: Dra. Paula Reichert Leite
    Dra. Paula Reichert Leite
  • Apr 18, 2021
  • 2 min read

Updated: May 22, 2021



Respirar fundo ativa o nervo Vago (principal nervo do Sistema Nervoso Parassimpático) e manda mensagens ao nosso cérebro para relaxar (aumenta a liberação do neurotransmissor GABA). Diversos estudos mostram que a prática de Pranayama:

-Reduz os níveis de Cortisol e Catecolaminas (hormônios liberados em situações de stress);

-Melhora nossa capacidade antioxidante (contra radicais livres);

-Reduz inflamação;

-Melhora imunidade;

-Aumenta nossos telômeros (longevidade);

-Melhora nossa função cognitiva.


Com isso temos melhora não somente da Ansiedade e Pressão Arterial, mas também nos fortalecemos contra infecções, reduzimos o risco de câncer e doenças cardiovasculares, aumentamos nosso limiar de dor e vivemos mais e melhor. Convencido? Então vamos colocar em prática!


Os yogis utilizam técnicas de Pranayama regularmente há milhares de anos. É o quarto de 8 membros que compõem o Yoga. Prana, do sânscrito, é a energia vital. Ayama é o ato de controlar e direcionar. Existem muitas técnicas de Pranayama, gosto de começar pela respiração abdominal 4-4-6-2, que estimula o diafragma e o nervo vago e nos obriga estar no presente, prestando atenção ao nosso corpo.


Deitado ou sentado, coloque uma mão no abdômen e outra no tórax. Inale profundamente mas devagar pelo nariz contando até 4, sentindo sua barriga expandir. Segure o ar contando até 4, exale contando até 6, e quando todo o ar sair conte até 2 até reiniciar o novo ciclo.

Deve-se focar no abdome, e não na expansão torácica. Esse exercício é ótimo para iniciantes pois ajuda a desenvolver a consciência dos músculos usados na respiração. No dia-a-dia temos a tendência de respirar utilizando mais os músculos intercostais (entre as costelas) e de maneira superficial.


Quer saber mais? Veja os estudos científicos nas referências!


Referências:







" A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará a seu tamanho original".

Albert Einstein

Comments


Empatia e acolhimento

A Paula é uma médica integrativa que, há alguns anos, expandiu sua atuação para também cuidar da saúde emocional com profundo conhecimento e sensibilidade, transformando-se em uma incrível terapeuta.

Sua abordagem acolhedora vai além dos sintomas ou questões psicológicas, abraçando corpo, mente e espírito. Com empatia genuína e escuta amorosa, a Paula integra saberes médicos e terapêuticos, oferecendo uma experiência única. Destaca-se, com certeza, pela capacidade rara de proporcionar acolhimento verdadeiro, trazendo luz aos pontos de escuridão que entregamos em suas mãos.

 

Fernanda Drummond - empresária

assine a minha newsletter

OBRIGADA POR ASSINAR!

Termos e Condições

© 2021 por LOGOLEEN Studio.  Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page