Plásticos liberam toxinas e micro e nanoplásticos que têm efeitos deletérios no nosso corpo e meio ambiente: Bisfenol A (BPA), ftalatos, dioxinas, estiremos, PFC, BPB, etc.
Efeitos no organismo:
Inflamação e estresse oxidativo (radicais livres): doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes e câncer
Disrupção endócrina: alteram o funcionamento de receptores hormonais , causando resistência insulínica, diabetes, obesidade, infertilidade, puberdade precoce, hipotireoidismo, ovários policísticos, endometriose
Toxicidade ao sistema nervoso, imunológico e reprodutivo
Alteração do DNA e da epigenética (como os genes são expressos):levando a câncer e doenças metabólicas
Aumento do risco cardiovascular, hipertensão, aterosclerose
Alteração na microbiota intestinal e na permeabilidade (leaky gut): alterando a saúde digestiva e imunológica (doenças autoimunes)
Ingestão e inalação: Microplásticos são encontrados em alimentos, água e ar, sendo ingeridos e inalados e acumulando em órgãos como pulmões, fígado e intestino, e até mesmo atravessar a barreira hematoencefálica.
Atraso do desenvolvimento fetal
Como minimizar:
Substitua embalagens, talheres e copos descartáveis: Use potes de vidro, inox ou embalagens de cera de abelha para armazenar alimentos.
Evite alimentos processados: costumam vir em embalagens plásticas. Priorize alimentos frescos e naturais, que ainda ajudam o corpo a detoxificar.
Evite chá com saquinhos plásticos, cápsulas de café e aquecer alimentos em containers plásticos pois o calor aumenta muito a liberação de toxinas. Coe seu café e prepare o chá com folhas soltas. Se for usar microondas aqueça alimentos em louça ou vidro.
Não toque em recibos: aquele papel térmico que sai das máquinas de cartão e caixas de lojas é coberto de BPA. Peça para enviarem por email.
Evite latas: são revestidas por BPA para impedir que enferrujem e ajudar a manter a vida útil do alimento.
Utilize filtros: Em vez de comprar água em garrafas plásticas.
Cuide de sua saúde, ela é o seu maior bem!
Comments