Você sabia que a Vitamina D na verdade é um hormônio esteróide?
É sintetizada a partir do colesterol na pele, através da ação dos raios UV-B (Colecalciferol- D3). Passa pelo fígado, onde vira 25 (OH) D e então pelos rins, onde é transformada na forma ativa, calcitriol. Ou pode ser ingerida como colecalciferol (D3- animal) ou ergocalciferol (D2- vegetal) e ser ativada pelo mesmo processo.
Antes achava-se que participava apenas do metabolismo ósseo... hoje sabemos que ativa
3500 genes, modulando:
Imunidade
Hormônios
Microbioma
Inflamação
Metabolismo Ósseo
Deficiência de hormônio D está associada a várias doenças:
Osteoporose
Obesidade
Resistência insulínica e diabetes
Dislipidemias
Depressão e ansiedade
Insônia
Fadiga
Infecções
Doenças cardiovasculares (hipertensão, aterosclerose)
Doenças autoimunes
Cancer
Alzheimer
Hipotireoidismo
Infertilidade
Ovários policísticos
Enxaqueca
Asma
Na gestação a deficiência pode levar a abortamentos, retardo no crescimento, prematuridade, trabalho de parto prolongado, doença hipertensiva.
Na infância: raquitismo, diabetes tipo 1, baixa estatura, TDAH, TEA, menor cognição.
A exposição solar aumenta a vitamina D, mas deveria ser diária, por 20 minutos, sem protetor solar, com 80% do corpo exposto, das 11-14h (incidência do sol perpendicular à Terra)…
No mundo real isso é impossível… Então todos devem suplementar para manter os níveis séricos acima de 50 ng/ml. Em doenças auto-imunes 60! A suplementação deve ser regida pelos exames laboratoriais de 25(OH)D, cálcio , fósforo, PTH, uréia e creatinina.
Pessoas com polimorfismos nos genes que expressam as enzimas que metabolizam a vitamina D ou nos genes que expressam os receptores para ela levam mais tempo para conseguir corrigir. Obesos sequestram a vitamina D na gordura, portanto precisam de maior dose. Doenças renais e hepáticas precisam monitorar de perto… Procure um médico ou nutricionista para guiar seu tratamento.
Fontes de vitamina D:
Peixes de água fria, selvagens (salmão no Brasil geralmente é de cativeiro… ), sardinhas, óleo de fígado de bacalhau (cuidado com a toxicidade da vit A), semente de girassol, ovos, leite, cogumelos.
Para produzirmos e ativarmos o hormônio D precisamos de magnésio. E suplementação com altas doses de vit D depleta ainda mais esse mineral… Então suplemente magnésio!
E é interessante associar vitamina K2-MK7, que potencializa o metabolismo ósseo, com deposição de cálcio nos ossos e não em tecidos moles (vasos sanguíneos, por exemplo).
A vitamina A deve ser suplementada na razão de 10% dose da vitamina D, pois potencializa seus efeitos.
Zinco também ajuda nos receptores da vitamina D.
Na suplementação de vitamina D devemos estar sempre bem hidratados (2-3 litros por dia), com urina bem clara!
Causas de insuficiência do hormônio D:
Exposição solar reduzida: filtro solar, melanina (peles mais escuras produzem menos), latitude, inverno, dias nublados.
Medicamentos: Orlistat (e outros inibidores de absorção de gorduras), anti-convulsivantes, glicocorticóides, anti retrovirais, antifúngicos, erva de São João.
Condições: idade, Crohn, celíaca, doenças hepáticas e renais, obesidade.
Comments