top of page

Efeitos do Uso Crônico de Inibidores de Bomba de Prótons ("Prazóis"da vida)

  • Writer: Dra. Paula Reichert Leite
    Dra. Paula Reichert Leite
  • Jun 15, 2021
  • 2 min read

Os Inibidores de Bomba de Prótons (IBPs)(Omeprazol, Pantoprazol, Esomeprazol, etc) foram lançados em em 1989, indicados para tratar AGUDAMENTE gastrite, úlcera, refluxo. Por não precisarem de receita médica a maioria das pessoas acaba utilizando cronicamente. Mas os efeitos a longo prazo são desastrosos:


1- Inibem absorção de vitamina B12, que tem as seguintes funções:

- Co-fator na síntese de RNA e DNA

- Necessária para formação de hemoglobina

- Participa do metabolismo do ácido fólico

- Controla os níveis de Homocisteína (juntamente com a B6 e B9), reduzindo risco cardiovascular e aterosclerose.

- Necessária para o funcionamento do sistema nervoso (deficiênica causa neuropatia periférica, alterações de humor)


2- Inibem a absorção de Magnésio e Cálcio, aumentando risco de Osteoporose, Diabetes, doenças cardiovasculares e alterações neurológicas e musculares.


3- Causam pior digestão proteica (precisamos de pH ácido para quebrar as proteínas), com maior crescimento de bactérias patogênicas intestinais, levando a SIBO e Disbiose. Além disso aumentam infecção por Clostridium difficile.


4- A Disbiose intestinal pode levar a aumento de permeabilidade (leaky gut), e antígenos que deveriam ficar na Luz intestinal entram na corrente sanguínea, provocando reações imunológicas, que levam a inflamação crônica, resistência insulínica, síndrome metabólica, doenças auto-imunes, câncer.


5- Aumentam a incidência de Demência (Alzheimer) tanto pelo aumento de Homocisteína quanto pelo maior depósito de placas beta amilóides (e menor retirada delas pela enzima V-ATPase).


6- Aumentam o risco de doenças renais.


7- Aumentam o risco de pneumonia (o aumento do pH no estômago e esôfago favorecem colonização da traquéia).


8- Aumentam o risco de sangramento com uso concomitante de anti-agregantes plaquetários.


9- Aumentam os níveis de ADMA (Dimetilarginina assimétrica), por inibir a enzima que a degrada... A ADMA inibe a Óxido Nítrico Sintase (NOS), causando redução de Óxido Nítrico (NO). Resultado? Perdemos o papel protetor do NO : vasodilatação, redução da agregação plaquetária, redução da oxidação do LDL... Assim temos mais aterosclerose, doenças cardiovasculares, disfunção erétil...


Se você tem gastrite, refluxo etc. procure um médico funcional. Trate a causa da doença…. Não apenas os sintomas. Geralmente é causado por maus hábitos alimentares, stress, privação de sono. Não se pode tratar ansiedade com IBP...


Mas se você usa cronicamente Omeprazol etc, a retirada deve ser gradual, com acompanhamento médico.


Não se automedique!



Referências:



Comments


Empatia e acolhimento

A Paula é uma médica integrativa que, há alguns anos, expandiu sua atuação para também cuidar da saúde emocional com profundo conhecimento e sensibilidade, transformando-se em uma incrível terapeuta.

Sua abordagem acolhedora vai além dos sintomas ou questões psicológicas, abraçando corpo, mente e espírito. Com empatia genuína e escuta amorosa, a Paula integra saberes médicos e terapêuticos, oferecendo uma experiência única. Destaca-se, com certeza, pela capacidade rara de proporcionar acolhimento verdadeiro, trazendo luz aos pontos de escuridão que entregamos em suas mãos.

 

Fernanda Drummond - empresária

assine a minha newsletter

OBRIGADA POR ASSINAR!

Termos e Condições

© 2021 por LOGOLEEN Studio.  Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page