Hoje é o Dia Internacional do Yoga
Comecei minha prática de Ashtanga yoga em 2010 com a Dany Sa . Nesses 14 anos confesso que minha prática não foi contínua (é necessário um comprometimento enorme). Mas cada vez que retomava era como se nunca tivesse parado. Com a prática aprendi a ter paciência (a evolução é lenta e dolorosa), respeitar meus limites com compaixão, me observar e me recalibrar.
Pratiquei durante a gestação toda, e a minha bolsa rompeu em uma aula de yoga com quase 39 semanas… minha filha cresceu me acompanhando nas aulas! No meu instagram @dra_paula_reichert_leite posto um pouco das minhas práticas.
Yoga, do sânscrito, significa união. Não é uma religião e muito menos uma atividade física. É uma prática milenar indiana que leva muitos anos para ser estudada. É um caminho para equilibramos o fluxo energético nos chakras e assim liberamos a mente, corpo e espírito, elevando nosso nível de consciência. Os Asanas (posições) são apenas 1 de 8 membros do Yoga.
Benefícios:
Regulação do sistema nervoso autônomo: A prática regular de yoga aumenta o tônus parassimpático (nosso “freio”, rest & digest) e reduz o simpático (nosso “acelerador”, fight or flight) excelente para pacientes com ansiedade, depressão, intestino irritável, hipertensão e inflamação crônica.
Melhora da flexibilidade, força muscular e equilíbrio, reduzindo quedas.
Alívio da dor crônica: através do sistema endocanabinoide e opioide, e pelo fortalecimento muscular
Melhora da saúde cardiovascular: Estudos demonstram que a yoga pode ajudar a reduzir a pressão arterial, colesterol e o risco de doenças cardíacas.
Fortalecimento do sistema imunológico contra infecções, câncer e melhora de autoimunes
Melhora da qualidade do sono
Redução do estresse e ansiedade: yoga combina posturas físicas, exercícios de respiração e meditação, que comprovadamente reduzem os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e aumentam tônus vagal, promovendo relaxamento.
Melhora do humor, ansiedade, depressão e bem-estar: A prática regular de yoga está associada a um aumento dos níveis de serotonina, um neurotransmissor relacionado ao bem-estar e felicidade.
Aumento da concentração e foco: excelente para TDAH.
Melhora da função respiratória: A yoga inclui exercícios de respiração (pranayama) que podem melhorar a capacidade pulmonar e a oxigenação do corpo (excelente para fumantes e pneumopatas)
Aumento da energia e vitalidade: combatendo a fadiga e o cansaço.
Promoção do autoconhecimento e bem-estar, melhora da autoestima e autoconfiança: o yoga proporciona um espaço para a conexão consigo mesmo, do corpo e mente, promovendo o autoconhecimento, a autoaceitação e o bem-estar geral e elevando nosso nível de consciência
Dicas de livros:
One simple thing, de @eddiestern
Yoga mala, de SRI K. PATTABHI JOIS
Autobiography of a yogi, de PARAMAHANSA YOGANANDA
E aí? Vamos praticar?
Comments